Você já ouviu falar em Content Pruning? Quem entende de inglês já deve saber que neste artigo vamos abordar sobre a famosa Poda de Conteúdo. Todo mundo sabe que para termos uma boa estratégia em um blog, não devemos considerar só o futuro dele, mas também a sua história passada. Por isso, precisamos produzir conteúdos de valor e dar adeus aquelas que não agregam mais ao seu projeto, pelo contrário, só atrapalham o desenvolvimento dele.

Bom, agora que você entende mais ou menos do que iremos abordar aqui, vamos para o que interessa e saber melhor sobre  content pruning, ou Poda de Conteúdo. Como executar essa técnica da forma certa e, porque ela é importante? Saiba mais logo abaixo.  

Poda de conteúdo: podando o mal pela raiz

Essa técnica famosa que muitos gestores estão usando atualmente consiste em remover todos os conteúdos que não tem mais valor no seu blog. Parece fácil, mas não é, precisamos estar atentos aos principais detalhes, e vamos te ajudar. 

Antes de mais nada, é necessário ter em mente o que é um conteúdo de valor. Para o senhor Google, esse conteúdo nada mais é que aquele que atende todas as expectativas do público, com relevância, originalidade e qualidade. 

Por esse motivo, aqueles conteúdos que não é mais valorizado, não possuem mais qualidade, ou não é útil para o seu domínio, devem ser rapidamente excluídos da plataforma. Desse modo, comece eliminado aqueles posts sazonais ou não renováveis, como os com datados. (ex: Mato Grosso, 14 de abril de 2010). 

Outra coisa que entra na lista do que não ter no seu blog é páginas que recebem pouco ou nenhum tráfego. Além disso, conteúdos duplicados, sem formatação, muito pequenos ou vazios também devem deixar de existir. Em resumo, tudo que não agrega  e que não vai mais te dar retorno, deve sair para que coisas novas e atualizadas entrem. 

A importância de remover conteúdos de valor do seu blog

Acho que todo mundo que está lendo esse artigo deve se questionar que o melhor a se fazer seria focar em produzir conteúdos novos e de muita qualidade ao invés de perder tempo mexendo com coisas do passado. Mas, a resposta é NÃO. 

No entanto, deixo claro que você não deve deixar de se esforçar para produzir um material bom e essencial para o seu blog, afinal, seu principal objetivo é performar melhor e consequentemente receber mais trafego. 

No entanto, as páginas de conteúdos sem valor permanecem indexadas e com isso acaba prejudicando a performance do seu blog, algo pode diminuir o tráfego, a relevância e as taxas de conversão. 

  • Consumo do tempo de rastreio

O primeiro item que devemos abordar sobre a importância da Poda de Conteúdo é o Consumo do tempo de rastreio. Para quem não sabe, a ferramenta crawl budget tem a capacidade de rastear todo o seu blog, e com isso, acaba levando um tempo para processar tudo, principalmente se ele for antigo. Pensando nisso, você não vai querer que esse tempo de rastreio dure uma eternidade né? 

Por esse e outros motivos que a Poda é importante, já que ela otimiza o tempo de rastreio, garantindo que só os conteúdos de qualidade sejam identificados e  indexados pelo Google. 

  • Distribuição de autoridade

Além de  otimiza o tempo de rastreio, a poda de conteúdo ainda é capaz de garantir que os links internos tenham autoridade da forma mais correta, assim evitando a transferência para as páginas sem valor do seu blog; 

  • Performance para experiência de usuário

Vamos supor que no seu blog tenha um conteúdo de baixo valor, ou seja, aqueles de poucas palavras, sem originalidade e que não atende as vontades do usuário e que esse conteúdo esteja ranqueado a uma palavra-chave. 

Com isso, quando o usuário pesquisar pela palavra-chave no Google e achar esse conteúdo, vai ficar insatisfeito, pois não encontrará caminhos relevantes que o faça permanecer no site e consequentemente abrir outras páginas. Essa saída rápida dele vai aumentar a taxa de rejeição e uma queda no tempo de permanência, número de páginas por sessão, entre outras coisas.

Portanto, quando essas páginas são removidas, você acaba evitando que o usuário acesse um conteúdo de baixo valor e evita também a perda dos pontos em UX, algo relevante para o ranqueamento. 

Remover ou atualizar? 

Sabemos que você deve ter entendido que a poda de conteúdo seria REMOVER de vez todos esses conteúdos, certo? Mas vale ressaltar que não devemos ficar presos a isso, já que essa Poda também consiste na  atualização do material. Entenda melhor: 

Quando devo remover de fato o conteúdo? 

Os conteúdos que devem ser removidos são aqueles datados até na URL, normalmente eles são bem ultrapassados. Caso o material que use ferramentas de análise como o Google Search Console não esteja posicionada para nenhuma keyword relevante (donkey content), sem tráfego, cliques e impressões, ele também precisa ser excluído completamento, sem chances de atualização. 

Outro conteúdo que deve ser removido é se ele for muito pequeno, sem validade para o usuário e com baixo tráfego, ou caso a página esteja canibalizando com outra que traz mais tráfego. 

Quando devemos atualizar

Caso o conteúdo tenha palavras-chave ranqueadas, com baixas posições, um tema sazonal com um bom tráfego e sem datas, ele deve ser atualizado, pois tem chances de subir.

Outra melhor opção de atualização é se o tema for relevante, mas o conteúdo está antigo e desatualizado. Nesse caso, a melhor maneira é trabalhar melhor o post para que ele ganhe um bom posicionamento no Google. 

Como fazer Content Pruning: passo a passo simplificado

Agora que você entente mais sobre poda de conteúdo na teórica, vamos para a prática. Confira o passo a passo em um tutorial que separamos

– primeiramente use o rastreio para  elencar todas as páginas que estão indexadas no blog;

– Em seguida, faça a identificação das páginas com domínio de referência, keywords posicionadas e a quantidade de palavras por página – para isso, use a ferramenta de análise. 

– Selecione as páginas que devem ser removidas ou atualizadas, considerando tudo o que falamos acima. 

– Selecione as páginas a serem removidas e redirecione-as para outras páginas de conteúdo semelhante;

– Caso for necessário, faça um cronograma para refazer os posts que deverão ser atualizados. 

Após seguir todo esse tutorial corretamente, seus conteúdos terão mais qualidades e consequentemente alcançarão melhor o seu público-alvo.

Cuidado para não cortar galhos estruturais do seu conteúdo 

Creio que todo esse processo pareceu bem simples para você, no entanto, tudo precisa de cuidado necessário. Por isso, preste atenção ao realizar a técnica de content pruning. 

Mas calma, vamos te explicar! Caso esse processo for realizado de forma exagerada, você pode acabar removendo sem querer com aqueles conteúdos que tinham um potencial de receber muito tráfego. Além disso, corre o risco de perder tempo em atualizações desnecessárias. 

Por esse motivo, ao fazer esse processo, tenha muita atenção ou paciência. Dedique um tempo especialmente para analisar as páginas que devem ser podadas ou mantidas no seu blog. 

Evite o Content Pruning

Apesar de ser um processo fácil, ainda vai ter gente falando que executar essa técnica é um grande desperdício de tempo. Caso você não queria passar por isso, deverá adotar um método para evitar o Content Pruning. Mas qual seria esse método? ? 

A dica seria investir em planejamento e uma produção de conteúdos estratégicos, com isso, você acabará evitando conteúdos thin e donkey em seu blog.

No entanto, para finalizar quero te lembrar que mesmo tendo conteúdo de qualidade, com alto valor e super atualizado, você não estará ileso a poda futuramente. Isso porque daqui a 1 ou 2 anos, muitos posts precisarão de atualizações, com prazos maiores, podendo até se tornar obsoletos. Então o segredo é utilizar essa técnica de forma estratégica e mantendo seu material sempre forte, relevante e útil. 

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